Boas Vindas

Sejam Bem Vindos ao ISAQUE MENSAGENS SUBLIMINARES
Em breve colocarei tutoriais de como inverter uma musica para ver se ela contém mensagens subliminares e areas para download.

Rede Globo

Rede Globo
Há anos que esse logotipo erótico passa na frente do seu nariz e você nem percebeu que nele há um pênis, num jogo de luz e sombra.

Pequena Sereia

Pequena Sereia
Essas mensagens subliminares foram encontradas na versão americana da capa desse filme.

Limiar ou Um rosto

Limiar ou Um rosto
É um rosto ou uma a palavra "liar(mentiroso)"

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Card Games

As mensagens nos Cards

Origem

O Card Game foi criado nos E.U.A. em 1993 e veio para o Brasil em 1994. É um jogo competitivo, uma espécie de mistura de jogo de xadrez e pôquer, só que em forma de cartas. Tem uma característica que pode causar sérias complicações, pelo menos para os pais: é colecionável.

Entrevistando alguns aficionados por Magic, descobrimos que eles são capazes de qualquer proeza para conseguir as cartas que lhes faltam, até viajar para outros estados à busca das mais difíceis. Em alguns casos, fica caracterizada uma espécie de vício, ou dependência destas cartas ou do jogo.

Magic: The Gathering

Jogo de duelo que se passa no continente Domina, paralelo ao nosso universo. A guerra é baseada em magia (pra variar) e vence quem tiver mais cartas ou a melhor tática para liquidar o adversário. Pode ser jogado em grupos de três ou mais pessoas. A carta mais procurada deste jogo (não existe em português) é chamada de black lotus, e é caríssima.



As mensagens das cartas

Os Cards do Magic trazem sempre imagens de vampiros, demônios, dragões, bonecos de Vodu, etc., e no texto, mensagens de magia, encantamentos e feitiços, que são lançados sobre o adversário.



A primeira carta (esq.) diz: "Feitiço - Toque da Morte causa 1 ponto de dano ao jogador-alvo..." A segunda (dir.) diz: "Mágica da Interrupção - Sacrifique uma criatura para adicionar à sua reserva de mana um total de pontos..."



Apoplexia: Esta carta, apesar de não ter aparência assustadora como a grande maioria delas, traz uma mensagem muito forte em seu significado. Longe de imaginarem o que significa este 'palavrão', as crianças e adolescentes estão lançando agouros ou palavras de dano físico ou moral aos oponentes.

Esta carta, por exemplo diz:"Embainhes tua espada, guerreiro, ou cairás sobre ela ao seres atingido." -Lim-Dûl, o Necromante.

Magic The Gathering, Vampire – The Eternal Stugle

Muitos Cards aproveitaram a temática de horror ou terror já caracterizada e consolidada pelos RPGs. Neste Card, cada jogador controla um poderosíssimo matusalém (vide glossário) que controla outros vampiros e também humanos na missão de destruir seus inimigos.

Yu-Gi-Oh: a epidemia

Origem

No ano de 1996 nascia um dos mangás mais polêmicos dos últimos anos. Quando o desenhista de quadrinhos Kazuki Takahashi idealizou Yugi Mutou, o personagem principal do anime Yu-Gi-Oh, provavelmente não imaginou que em tão pouco tempo, a saga, a exemplo do que aconteceu com Pokémon e Digimon, se transformaria num dos mais estrondosos sucessos da mídia atual. Um ano depois, em 97, Yu-Gi-Oh viraria um Card Game, ou simplesmente mais um jogo de cartas, à semelhança de Magic e tantos outros. Daí para o desenho animado foi um passo.
Hoje, para desespero de pais, educadores e psicólogos, o personagem, mesmo sem as características físicas costumeiras dos heróis cultuados pelo público infantil, está a cada momento mais presente no dia-a-dia e, o pior, na mente das crianças não só do Brasil, mas também de vários paises do mundo.

A divulgação e popularização deste 'vírus' aqui no Brasil está garantida por ninguém menos que Rede Globo de Televisão. Dentre os canais a cabo, a diversão perigosa ficou por conta da Nickelodeon. Já a mídia impressa, ficou a cargo da Livraria Devir.
Com certeza todos se lembram da história de Davi, um pequeno pastor de ovelhas, ruivo e de corpo franzino, mas que, com muita fé e coragem e contando com apenas uma funda e cinco pedrinhas, enfrentou Golias, um gigante de 6 côvados.
Pena que hoje, o estilingue, as pedras e tantos outros símbolos presentes no imaginário infantil, tenham sido trocados por poções mágicas, mantras, palavras de ordem, monstros e maldições já familiarizadas por Harry Potter, Bruxa Keka e tantos outros.


Carta original do game yu-gi-oh.


Yugi, o personagem principal do anime, é um menino que ninguém dá nada por ele, porém, ao disputar o Card Game “Duelo de Monstros", se torna forte e poderoso, pois o espírito do grande faraó Yami Yugi se ‘apossa’ do seu corpo. Este mesmo foi quem aprisionou o jogo nas chamadas “Sete relíquias milenares”.
Quando Yugi finalmente consegue montar um quebra-cabeça com várias peças douradas, que ganhou do seu avô, é ‘incorporado’ pelo faraó, pois o quebra-cabeça é uma das sete Relíquias Milenares, o Enigma do Milênio. Esta revelação se dá quando Yugi duela com o campeão mundial de “Duelo de Monstros", Seto Kaiba.

Com certeza, muitas crianças que se identificam ou que têm as características do personagem, podem querer apelar para os cards com o propósito inconsciente de se identificar com ele, e com isso, serem ‘agraciadas’ também com super poderes. Basta que observemos o modismo desenfreado entre os meninos ‘adoradores’ de Harry Potter. Existem desde os que querem usar óculos como o Harry (mesmo não tendo problemas de visão) até os que querem tatuar um raio na testa.
Mais uma vez o fator "imitação" vem à tona. A mesma técnica subliminar tão conhecida e utilizada pela Xuxa na década de 80 (vide seção Xuxa) quando perguntava, olhando bem de frente para a câmera "Todos tem a sandalinha da Xuxa ?". Claro, todas queriam imitá-la! Ou quando Pelé dizia "Eu também uso Vitasay". Ora se ele, sendo quem é, usa, por que não vou usar ?"



O que é Yu-gi-oh:

O Card Game é constituído de três tipos de cartas: magias, armadilhas e monstros, onde as duas primeiras, têm por objetivo aumentar o poder dos monstros. Os duelos são disputados pelos participantes que se sentam frente a frente, cuja finalidade é destruir os monstros, uns dos outros. O "Duelo de Monstros", criado por Maximillion Pegasus, conforme a própria definição do site oficial "é um jogo de batalha de cartas no qual os jogadores opõem diferentes criaturas míticas, umas contra as outras em frenéticos e mágicos duelos, cheios de monstros atormentadores e cartas encantadas. O “Duelo de Monstros”, na verdade é uma versão moderna do Jogo das Trevas que era jogado pelos grandes faraós há cerca de 5.000 anos atrás. A única diferença é que a versão antiga reunia monstros e magias de verdade que, de acordo com a estória, ameaçava destruir a humanidade.
Yugi e seus amigos são totalmente obcecados pelo o jogo e, infelizmente, esta obsessão tem assolado não só os personagens, mas milhões de crianças indefesas que nem imaginam o universo em que estão entrando.

Iniciação

Os feitiços, mantras e magias contidas nestas cartas, que muito se assemelham a um baralho convencional, chegam a ser assustadoras. Os títulos por si só, já trazem em seus significados mensagens consideradas muito fortes ou muito 'pesadas' para as crianças, de acordo com pais que nos têm procurado pedindo esclarecimento a respeito do jogo. Vamos tomar algumas cartas como exemplo:

Bicho Comedor de Homem: Destrói monstros no campo.

Dragão Amaldiçoado: (Dragão) – Um dragão que usa forças obscuras por executar um ataque poderoso.

Dragão Zumbi (Zumbi) - Um dragão reavivado por bruxaria. Sua respiração é altamente corrosiva. Nota: Na carta 'pirata' a tradução aparece como "revivido".

Feiticeiro da Condenação: (Especialista) - Um escravo das artes escuras. Este feiticeiro é mestre de vida que extingue feitiços.

Fera Imp : (Demônio) – No escuro, fica esperando para atacar seus inimigos.

Flame Manipulator: (Especialista) - Este especialista ataca fogo de bocado de inimigos - feiticeiros relacionados como "Mar de Chamas" e "Parede de Fogo". Nota: Observe que o texto é desconexo, por ser uma carta clonada da original.

Ladrao de Tumulo: (Carta Armadilha) - Voce pode pegar a carta magica de seu oponente se seu turno estiver ativado. Nota: Violação de túmulo é crime, previsto no art. 283 do Código Penal Brasileiro.



Ogre da Sombra Negra: (Guerreiro/Fera) - Um ogre possuido pelos poderes das trevas. Poucos podem se esquivar de seu ataque rápido.



Palhaço Místico: (Demônio) – Nada pode parar o louco ataque desta criatura poderosa.

Ryu-Kishin : (Demônio) – Uma criatura muito dificil de apanhar que parece uma inofensiva etatua ate que ataca.



Titan Negro do Terror: (Demônio) - Um demonio disse que penetraria no mundo dos sonhos, ele ataca seus inimigos enquanto eles dormem.



Witty Phantom: (Demônio) – Vestido em um smoking preto noturno, esta criatura vive em cima da escuridão.

Subliminar nas cartas

Evidentemente que a grande maioria dos cards já trazem explicitamente as imagens dos seus personagens estampadas na parte frontal das cartas, mas, curiosamente, alguns Cards trazem 'escondidas' algumas imagens que só detectamos através da inversão da figura ou do espelhamento, como ocorreu com o caso do cantor "Belo" (vide Noticias).



Observe na figura abaixo, a imagem certamente é uma das mais 'inocentes' do jogo. A personagem traz em suas maos uma taça vermelha, ou contendo algo vermelho dentro dela. Ao colocarmos a figura de cabeça para baixo, observamos a formação de figuras anamorfas:



O prof Vicente, que também estuda seitas, religiões e ocultismo, entende que a criança não tem nenhum preparo psicológico para ingressar num mundo de fantasias e ilusões, onde tem que conviver com monstros, dragões e criaturas míticas, totalmente alheias à cultura e costumes de nosso país, independente dela ter ou não uma formação cristã.

Pena que hoje, o estilingue, as pedras e tantos outros símbolos outrora presentes no imaginário infantil, tenham sido trocados por poções mágicas, mantras, palavras de ordem, monstros e maldições já familiarizadas através de Harry Potter, Bruxa Keka, Mr.Satan e tantos outros.

RPGs que se transformaram em Card Games

Vários RPGs foram transformados em Card Games como o “Lobisomem (Rage)”, Kult, Call of Cthulhu (Mithos),Ravenloft, Undead, etc .

Outros Cards

Entre os card games encontramos os jogos do Dragon Ball Z, Pokémon, Arquivo X, Star Wars, Over Power.

Glossário:

Afecção . [Do lat. affectione.] S. f. 1. Filos. Alteração de faculdade receptiva que revela seu modo próprio de receber e transformar impressões [v. impressão (4).] 2. Med. Conjunto de fenômenos mórbidos que dependem da mesma lesão.

Apoplexia:Afecção cerebral que se manifesta imprevistamente, acompanhada de privação dos sentidos e do movimento, determinada por lesão vascular cerebral aguda (hemorragia, embolia, trombose). 2. Qualquer das afeções resultantes da formação rápida de um derrame sangüíneo no interior de um órgão.

Compulsão: Tendência à repetição; vontade incontrolável.

Matusalém: No jogo, refere-se a um vampiro com mais de mil anos. É uma apologia barata ao personagem bíblico Matusalém (Metusala) que viveu 969 anos de idade.

Bibliografia/Referências:

CHOURAQUI, André – Os homens da Bíblia; (tradução Eduardo Brandão). – S.Paulo: Companhia das Letras – 1990
Revista Role Playng – Ano I – Nº 5 – Editora Escala

Yu-Gi-Oh. Trading Card Game, Konami, 1996, Kazuki Takahashi.

Wizards of the Coast, Inc. 1996

JACKSON, Steve. GURPS - Módulo Básico - RPG; S.Paulo, 2ª Edição , Devir, 1994.

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